2234

Câmara Municipal de Cícero Dantas

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Cícero Dantas

Câmara Municipal de Cícero Dantas recebe pedido de Secretaria de Esportes e de quadrilha junina para apoio financeiro

Fonte: Dhiogo Oliveira
07/05/2024 às 16h18

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) recebeu na sessão ordinária da noite desta terça-feira (16), a visita de dois grupos que se dirigiram ao plenário do Legislativo com o propósito de apresentar o trabalho que têm realizado nas esferas do esporte e da cultura cicerodantense. Na oportunidade, discursaram na tribuna, o professor de artes marciais Flávio José, representante do programa de esportes da Secretaria Municipal de Esportes, e Júlio, presidente da quadrilha junina Nossa Raiz.

Primeiro a discursar perante os vereadores e o público presente nas galerias, Flávio destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pela pasta no fomento à prática esportiva por crianças e adolescentes, no que diz respeito a quatro modalidades: futebol, jiu-jitsu, karatê e Boxe Sanda. “Se não fosse o secretário, talvez o projeto não tivesse continuidade. Não só por falta de apoio da prefeitura em si, mas também, e aí, me desculpem os vereadores, dos parlamentares desta casa. Teve até vereador que doou kimono, não vou me lembrar, mas teve […] não só a parte de apoio financeiro, mas também apoio moral. Tem dias que tem 25 alunos dentro daquela secretaria, e os pais ficam na parte de fora; em tempos de chuva, ou você dá aula, ou manda os alunos pra casa, porque não tem onde os pais ficarem.”, comentou Flávio.

O professor seguiu cobrando maior atuação dos vereadores no apoio à iniciativa da secretaria: “Não é chegar lá pra dar alguma coisa, mas é um apoio. Ir lá, ver como é que tá, dar uma frase de incentivo para eles. E principalmente, nos dias difíceis que estamos vivendo em nossa cidade”, complementou Flávio, se referindo à importância do projeto para afastar jovens de ambientes de criminalidade.

Em aparte, o presidente da casa legislativa Abelardo Júnior (PP) afirmou que a participação do professor na sessão desta terça veio a calhar, em função da chegada do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025, e que segundo o parlamentar, já estará sendo encaminhado para estudo dos colegas nesta quarta (17): “Cabe sim, e tenho certeza que todos os vereadores desta casa irão abraçar … para que dentro do orçamento, assim como a gente fez na causa animal … vocês possam aí, fazer uma estimativa de quanto gastam nos kimonos, para que a gente possa colocar dentro do orçamento, falar com a própria gestão em si, e automaticamente ser algo direcionado para a secretaria de esporte […] o orçamento está vindo muito baixo mesmo, e gente pode mudar esta realidade.”

Na sequência, quem participou da sessão, foi, Júlio César, presidente da quadrilha junina ‘Nossa Raiz’. Em seu discurso, ele foi objetivo e pediu da Câmara Municipal apoio cultural, incentivo e criação de leis e projetos que amparem o grupo artístico. “Somos em nossa maioria, ouso dizer que em 70% dos nossos integrantes de regiões periféricas do nosso município, que infelizmente não tem condições de pagar uma farda, uma maquiagem, um sapato.” detalhou o presidente, ressaltando ainda que o conjunto é reconhecido como um dos principais da Bahia, e que está na disputa do concurso estadual deste ano, e que pode vir a representar a Bahia, no Regional do Nordeste, que acontece em Recife (PE).

Do mesmo modo em que se posicionou diante da demanda da Secretaria de Esportes, Abelardo Júnior se comprometeu a discutir com os colegas vereadores sobre a possibilidade de direcionar um montante do orçamento previsto de 2025 para apoio financeiro ao grupo. “Tenho certeza que a casa irá fazer esse levantamento dos custos de vocês, para que possamos colocar no orçamento e que se torne realidade do poder público”, apontou o parlamentar.

Na noite desta terça, em votação simbólica, o plenário aprovou por unanimidade uma moção de pesar proposta por Zé Domingos, em decorrência do falecimento do jovem de 17 anos Pedro Paulo Oliveira Castro, ocorrida neste domingo (14) durante evento de cavalgada.